Catarina Rivero - Psicóloga e Terapeuta Familiar
HomeArtigos

Artigos

Depressão: Um Desafio às Emoções

Todos nós temos momentos em que nos sentimos tristes, ansiosos, irritados ou desesperançados, que podem decorrer das mais variadas situações. De forma geral, conseguimos ultrapassar, retomando um nível satisfatório de bem-estar. Contudo, há situações em que estas emoções persistem ao longo do tempo, com impacto nas diferentes áreas da nossa vida. Nestas situações, a tristeza pode estar a dar lugar a uma Depressão.

Gestão de Dinheiro a Dois – Que Soluções?

A questão do dinheiro é algo nem sempre falado no início da relação. Contudo, este é um tema que naturalmente irá surgir no casal e uma boa gestão conjunta, desenvolvida e co-criada ao longo da vida a dois, poderá contribuir para a harmonia conjugal.

Luto: Lidar com a Dor do Adeus

A morte de alguém que nos é querido traz uma dor profunda e cada um de nós reage e vive esta dor de um modo e num tempo específicos. Quando as pessoas morrem, não voltam. Encarar esta realidade é uma tarefa do processo de luto e um desafio à gestão das nossas emoções. Voltar a criar laços com a vida, com harmonia.

Optimismo e Felicidade

Se considerarmos a felicidade como um percurso de vida gratificante, tendo em conta os descontínuos inerentes, podemos perceber que esta não tem de ser uma meta inalcançável, mas poderá ser consequência da forma como encaramos a nossa realidade e as expectativas que criamos. Ser optimista a procurar a felicidade implica assim a capacidade de olhar a realidade e acreditar na nossa capacidade de agir para a melhorar.

Ansiedade

Fazendo a ansiedade parte da nossa vida, ela é fruto das nossas expectativas face a situações futuras, podendo causar sofrimento excessivo. É possível lidar de um modo saudável com este sentimento, evitando que bloqueie a nossa vida.

Amor Romântico: Um percurso a três

Na relação romântica encontramos três entidades: eu, tu e nós. Neste percurso amoroso há que lidar com esta realidade, dando vida ao 'nós' e respeitando e promovendo o bem estar do 'eu' e do 'tu'.

Da Conjugalidade à Parentalidade

Com a chegada do primeiro filho haverá uma transformação no sistema familiar, na medida em que este é um dos marcos da mudança de fase no ciclo vital da família. Ter um filho implica não só dar vida a um novo ser humano como a um novo casal.

Estilos Parentais

A arte de educar é um processo em que os pais vão evoluindo a par do desenvolvimento dos seus filhos. Diferentes atitudes terão diferentes consequências no desenvolvimento social e emocional da criança. Perceber o estilo parental com que se identifica, poderá ajudar a reflectir sobre o que está a transmitir aos seus filhos.

Promovendo a auto-estima dos filhos

Tendo como meta o sucesso dos filhos, os pais frequentemente se sentem confusos sobre as melhores estratégias a adoptar. Querendo criar crianças felizes que se transformem em adultos realizados, será fundamental ajudar os filhos a terem confiança nas suas capacidades e a gostarem de si.

A agressividade nas crianças de hoje

A agressividade das crianças de hoje é um tema que preocupa pais e educadores, levantando muitas questões sobre a sua origem. Independentemente do peso dos diferentes factores que podemos considerar, é tempo de reflectir sobre possíveis soluções.

Rivalidade entre irmãos

A rivalidade entre irmãos é natural e estruturante, já que a fratria é um dos mais importantes laboratórios de socialização em que a criança vive e experimenta acções e emoções, preparando-se para as suas relações sociais exteriores à família, que irá desenvolver mais tarde.

Tomada de Decisão: entre a Emoção e a Razão

As nossa decisões são tomadas de acordo com a razão, mas também com as emoções que sentimos no momento. É nesta polaridade que encontramos a chave para fazermos as nossas opções.