Catarina Rivero - Psicóloga e Terapeuta Familiar
Home Sobre Mim

Catarina Rivero, Psicóloga Clínica pela Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação da Universidade de Lisboa.

Com formação em Terapia Familiar pela Associação Portuguesa de Terapia Familiar e Comunitária (APTEFC). Master em Terapia Familiar e Sistemas da Faculdade de Medicina da Universidade de Sevilha. Possui Pós-Graduação em Psicologia Positiva Aplicada pela Universidade Técnica de Lisboa (ISCSP). Tem formação em Inquérito Apreciativo pela BeraterKomptezenz (Berlim), financiada pelo Programa Sócrates, Medida Gruntvig 3. Formação em Alcoologia pelo Centro Regional de Alcoologia do Sul (CRAS).

É membro fundador da Associação Portuguesa de Estudos e Intervenção em Psicologia Positiva (APEIPP), onde atualmente é tesoureira da Direção.

É co-autora, juntamente com Helena Marujo, do livro Positiva-Mente, editado pela Esfera dos Livros. É ainda co-autora do Manual de Práticas Colaborativas e Positivas na Intervenção Social, editado em 2013 pela EAPN Portugal.

Actualmente exerce Terapia Individual, Familiar e de Casal em consultório privado, e colabora com diversas entidades enquanto formadora e speaker. É professora convidade no Instituto Piaget, nas Unidades Curriculares Psicoterapias, e Terapia Familiar e Comunitária. Exerce funções de coordenação no Núcleo de Formação Sistémica da Associação Portuguesa de Terapia Familiar e Comunitária, que assegura formação a profissionais das áreas das ciências sociais, educação e saúde sobre Abordagem Sistémica aplicada. Integra ainda a equipa de investigação da Associação Portuguesa de Estudos e Intervenção em Psicologia Positiva, na área do bem-estar.

Tem desenvolvido várias Acções de Formação sobre Relacionamento Interpessoal, Terapia Familiar, Psicologia Positiva, Inquérito Apreciativo, Intervenção Sistémica, Entrevita Motivacional e Trabalho em Equipa. Dinamiza Workshops de Desenvolvimento Pessoal e Profissional.

Tem colaborado em vários programas de televisão, bem como em artigos de diversos jornais e revistas sobre a área da Psicologia e Terapia Familiar. Teve uma rubrica regular sobre Família durante dois anos - Labirintos Familiares - no programa Mais Mulher da SIC Mulher.